48 3433.1802

Indicadores do CUB

CUB/2006 ABNT/NBR

Para contratos firmados a partir de 01/03/2007.

MÊS CUB/2006 VAR.
Fevereiro 2.753,62 0.000%

BASE/99

Valor Base para correção de contratos firmados até 28/02/2007.

MÊS BASE/99 VAR.
Fevereiro 0,00 0.000%

Visualizar tabela completa

Localização

2016-02-16 CREA-SC inicia fiscalização visando combate ao mosquito Aedes Aegypti

Na obra visitada no bairro São Vicente, em Itajaí, fiscais da Secretaria Regional de Saúde encontraram larvas e pupa do mosquito na laje do 7º andar da edificação.

“Vamos construir um ambiente livre do Aedes Aegypti” é o título da campanha de conscientização promovida pelo CREA-SC com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) e Governo do Estado de Santa Catarina. O foco da campanha é a divulgação de informações em meios digitais e impressos e ações de combate à proliferação do mosquito, sobretudo nos canteiros de obras.

Hoje pela manhã fiscais e representantes do CREA-SC e da Secretaria Regional de Saúde de Itajaí visitaram uma construção com objetivo de orientar os trabalhadores e profissionais. Durante a visita foi identificado local de criadouro e repassadas orientações sobre os cuidados necessários para evitar sua propagação. Também foram encontradas larvas e pupas do mosquito que conferem com as características do Aedes Aegypti na laje do último andar do edifício.

As amostras coletadas serão enviadas ao laboratório para confirmação. Itajaí é um dos 28 municípios considerados pela DIVE como infestados pelo mosquito. Santa Catarina registrou a primeira epidemia de dengue em 2015, com mais de 3 mil casos da doença.

 A supervisora da dengue da Secretaria Regional de Saúde de Itajaí, Gabrieli Galvan explica que eliminar os criadouros potenciais é a principal medida contra as três doenças transmitidas pelo mosquito. Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez que podem durar até 18 meses fora da água. Somente as fêmeas picam e precisam de sangue para amadurecer os ovos.

Apesar de o mosquito sobrevoar a uma altura média de 80 centímetros do chão, podem subir pelas escadas ou elevadores e depositar os ovos nas lajes e outros locais dos andares superiores, como aconteceu na obra visitada. Em contato com a água, os ovos evoluem até se transformarem em mosquitos adultos. Quanto mais quente e úmido o clima, maior será a população de mosquitos.

Segundo a coordenadora de relações institucionais do CREA-SC e coordenadora da campanha, Eng. Civil Caroline Burtet, a ação visa à defesa da sociedade tendo em vista o aumento no número de casos de dengue em 2015 no estado, bem como o risco de introdução e disseminação de febre de chikungunya e zika vírus e suas complicações, tais como a microcefalia em recém-nascidos.

Também estão programadas palestras nas regionais do Conselho. A primeira acontece em Chapecó no dia 22 de fevereiro, com apoio do Siticom e do Sinduscon do município.

Os materiais distribuídos pelo CREA-SC trazem inciativas simples que ajudam a prevenir a proliferação do mosquito nas construções tais como: evitar o acúmulo de água em poços de elevadores, fundações, lajes e calhas; manter caixas e reservatórios de água tampados; manter betoneiras secas e de cabeça para baixo quando não estiverem em uso; guardar lonas em locais secos e quando em uso esticadas para evitar formação de bolsões de água; entre outras.

Também participaram da ação, o diretor regional da Inspetoria de Itajaí, Geóg. José Gabriel Heerdt, o coordenador do Colégio de Diretores Regionais, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, a conselheira representante da Univali, Eng. Civil Janete Feijó, o representante da AREA-IT, Eng. Guilherme Henrique Pereira, o responsável pela obra, Eng. Civil Marcelo Londero, Francine Labrecht da Secretaria Regional de Saúde de Itajaí, o proprietário da obra Pierri Petkowicz e os fiscais do Crea, Ricardo Planca e Juliano Alvez da Cruz.

 

 

(48) 3433.1802


© 2016 - SEC CONSTRUÇÕES - CRECI: 2209 - Todos os direitos reservados.
Rua Santo Antônio, 1080 - CEP: 88811040 - Criciúma / SC
Developed by: