48 3433.1802

Indicadores do CUB

CUB/2006 ABNT/NBR

Para contratos firmados a partir de 01/03/2007.

MÊS CUB/2006 VAR.
Fevereiro 2.753,62 0.000%

BASE/99

Valor Base para correção de contratos firmados até 28/02/2007.

MÊS BASE/99 VAR.
Fevereiro 0,00 0.000%

Visualizar tabela completa

Localização

2016-01-29 Fiscalização conjunta tem foco na área de Segurança do Trabalho

Os elevados índices de acidentes fatais ocorridos em 2015 levantaram o sinal de alerta no setor de construção civil de Brusque e região. Foram cinco mortes, sendo quatro delas por queda de altura, fato que desencadeou uma ação conjunta entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

Esta semana, representantes das duas entidades – o diretor regional da inspetoria do CREA-SC em Brusque, Eng. Civil Armando Alberto Walendowsky e o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

iniciaram um trabalho de vistoria e fiscalização conjunta. Foram definidas duas frentes de trabalho. Participaram, além dos fiscais do Conselho Daniel de Amorim e Denise Bortolotto e os funcionários do sdicato Regiane Aparecida Bambinetti e Daniela Gonsalves, o secretário geral Dari Mota Sutil e o tesoureiro Elizeu Schmitz, e Rivanildo Cerqueira, representando o Sinduscon.

O objetivo é mapear a região vistoriando edifícios multifamiliares e identificar a causa de tantos acidentes. “O papel do Creaé a fiscalização do exercício profissional. Mas nada impede que fiscalizemos essas obras juntamente com o sindicato (laboral). Tentaremos com os profissionais (engenheiros) junto aos trabalhadores para ver se conseguimos uma conscientização sobre a segurança no trabalho”, destaca o diretor regional da Inspetoria do CREA-SC Brusque, Eng. Civil Armando Alberto Walendowsky.

De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), das quatro mortes ocorridas na cidade no ano passado por queda de altura, em duas delas os trabalhadores caíram com cinto de segurança acoplado ao corpo. Num dos casos as equipes de vistorias da entidade fiscalizaram o local três vezes na mesma semana e o trabalhador que perdeu a vida foi um dos que assinou e recebeu a orientação.

A ação conjunta iniciou há dois anos. Na época, também participavam do grupo o Sinduscon e a Prefeitura de Brusque, através do Instituo Brusquense de Planejamento (Ibplan). “É uma questão de ordem social. Entendemos que a questão da segurança no local de trabalho também é de responsabilidade do engenheiro que faz a execução do projeto. Todo trabalho que fizermos para melhorar a segurança e a qualidade de vida nos canteiros de obras será sempre bem vindo”, pontua o presidente do sindicato, Izaias Otaviano.

(48) 3433.1802


© 2016 - SEC CONSTRUÇÕES - CRECI: 2209 - Todos os direitos reservados.
Rua Santo Antônio, 1080 - CEP: 88811040 - Criciúma / SC
Developed by: